top of page

Por que educar uma cão?



E se eu te perguntasse, PORQUE EDUCAR UMA CRIANÇA?

Educação serve para melhorar a integração do Ser ao meio em que ele vive.

Muitas pessoas tem dúvidas se realmente vão contratar um profissional para educar seu cão, deixando que os problemas de comportamentos apareçam para daí então tomar a decisão

Muitas pessoas não educam seus cães porque pensam que eles são do jeito que são e tudo bem, sem medir as consequências futuras de certos comportamentos que sim, podem evoluir para algo pior.

Muitas pessoas acreditam que a educação canina vai deixar o cão robotizado sem expressão e comportamentos próprios, o que não é verdade, pelo menos na metodologia amigável que utilizo. Uma metodologia a base de castigos, intimidação onde o cão é obrigado a cumprir o que foi mandando, porque se não o fizer terá consequências negativas, são formas de treinar o cão a obedecer por medo.

Os cães são obrigados a cumprir toda hora o que querermos? Fazer gracinhas para agradar as visitas?

Na minha opinião, desde que eles estejam motivados para isso.

Em muitos casos em metodologias tradicionais da velha escola, se o cão não cumprir o comando, será punido.

Como muitas pessoas ainda falam. Essa palavra Comando, uma professora me orientou uma vez, comandos é para quem quer COMANDAR. Até hoje isso nunca saiu da minha cabeça, então mudei minha forma de expressar, chamando de comportamentos para comunicação, aqueles "comandos" que ensinamos aos cães, que servem para nós termos uma linguagem criada para nos comunicar.

Claro que tem comportamentos que são ensinados para a segurança da vida do animal, e temos que ser rigorosos e eficientes no treinamento destes, mas sem envolver aversivos na educação.

Nós respeitamos demais os comportamentos naturais dos cães, queremos que sejam expressados, pois é assim que esse animal estará equilibrado, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. E é justamente isso que nós profissionais educadores temos a missão de orientar os tutores de cães.

Promovemos a educação na intenção adaptar o animal ao meio e melhorar o relacionamento que nada mais é que a comunicação e interação dos humanos com os animais.

O mundo esta tomado de famílias multi-espécies, um novo formato de existência e a relação de problemas comportamentais por conta

  • Falha de comunicação,

  • Falha de interpretação das reais necessidades por conta da humanização acaba gerando outros diversos problemas.

  • Dificuldade de modificar comportamentos problemáticos

  • Promover uma rotina adequada ao indivíduo.

Todos esses aspectos são ajustados na educação canina. Não é somente baseada em ensinar os comportamentos, mas sim usar essa comunicação entre espécies para a vida, aplicar em todas situações na rotina para gerir as situações e educar, mostrar ao cão o que você gostaria que ele fizesse, e não só punir aquilo que você não quer que ele faça;

A educação canina só melhora a relação entre os tutores e seus cães, é pra isso que educamos um cão.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page