top of page

O seu cão sofre de ansiedade, estresse ou medo quando está sozinho?



Sabia que é possível ensinar os cães a relaxarem e ficarem bem quando sozinhos? 👍🏼 Independente de como seu cão fica é importante traçar estratégias para deixar ele seguro, confiante, independente e confortável.



O primeiro passo é muito importante: fazer o diagnóstico correto do comportamento do cão quando sozinho, para poder ter certeza de que seu ele não estará em sofrimento. E para fazer o diagnóstico é necessário um ou mais vídeos do animal sozinho em casa, onde avaliamos o seu comportamento.


Evite deixar o animal sozinho, mas em contrapartida trabalhe a independência social de forma gradativa! ✅Muitas vezes os cães adotados vem de locais onde não ficavam sozinhos, pois estavam sempre com outros cães/pessoas. Então ensinar esse cão a ter independência é MUUUUITO IMPORTANTE!


👉🏼Em casos de adoção muitas vezes os tutores querem dar ao animal todo suporte que ele não teve durante sua vida, se apegando demasiadamente ao animal e esquecendo que precisam ensinar ele a ficar bem quando estiver sozinho.


Mudanças bruscas de rotina e ambiente podem provocar sérios problemas psicológicos nos cães, como ansiedade de separação. 😓 Cães que ficam estressados e sofrem de ansiedade e medo na ausência de seus tutores podem estar manifestando problemas relacionados a separação, que podemos classificar em um desses três tipos:

  • Hipervínculo primário: o cão é ligado a um membro específico da casa e se este sai o animal apresenta escalonamento de sinais de estresse e ansiedade

  • Hipervínculo secundário: desde que tenha alguém em casa fica bem, porém se todos saírem o animal apresenta escalonamento de sinais de estresse e ansiedade

  • Outros problemas relacionados a separação como animais que tem histórico de medo de sons, traumas, e ficando sozinho se sente desprotegido apesentando medo e ansiedade.



É muito importante verificar como seu cão fica quando está sozinho.


Este cão está estressado, ansioso ou com medo?

Existe treinos que o tutor pode fazer diariamente para tratar ansiedade por separação.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page